domingo, 16 de maio de 2010

Dez dicas para conviver com o estresse

1. contemplar o belo: admirar as flores, o entardecer, dialogar com filhos.
2. sono reparador: dormir oito horas por dia. Não levar problemas para a cama. Ninguém pode ter qualidade de vida se não tiver um sono reparador.
3. fazer coisas fora da agenda: visitar amigos, dar flores fora de data, viajar, trabalhar como voluntário.
4. praticar exercícios físicos três vezes por semana: o exercício físico libera endorfina, um calmante natural que relaxa e tranquiliza.
5. gerenciar os pensamentos: uma mente agitada e estressada pode gastar mais energia do que muitos trabalhos braçais. O pensamento deve ser criticado se não ele é registrado e pouco e pouco controla a inteligência e deteriora o prazer de viver. Determinar ser líder de si mesmo.
6. gerenciar a emoção: enfrentar o medo, filtrar os estímulos estressantes, não ser escravo das emoções negativas. Não fazer a emoção uma lata de lixo dos problemas e preocupações.
7. proteger a memória: não cultivar inimigos, perdoar, não permitir que as preocupações se depositem nos solos da memória. Tudo que é registrado na memória humana não pode ser mais deletado. Portanto, proteger a memória é fundamental para se ter qualidade de vida.
8. trabalhar perdas e frustrações.
9. ser empreendedor: correr riscos para executar os sonhos.
10. desenvolver inteligência espiritual: orar, meditar, procurar por Deus, independente de uma religião, estabiliza a emoção, traz esperança no caos e segurança nas tormentas.
Problemas que poderão ser encontrados com o estresse:
- doenças psicossomáticas: são doenças físicas desencadeadas ou intensificadas por um conflito emocional não resolvido, dos quais se destaca a ansiedade. A energia ansiosa não resolvida é canalizada para determinadas áreas cerebrais e daí distribuída para algum órgão do corpo, chamado órgão de choque. Para alguns o órgão de choque é a musculatura, gerando dores musculares. Para outros o estômago, gerando gastrite. Para outros ainda é o coração, gerando taquicardia. E assim por diante.
- ansiedade: é um estado psíquico de tensão emocional e intelectual caracterizada por diversos sintomas psíquicos e psicossomáticos que aparecem pontuados excessivamente na pesquisa: irritabilidade, déficit de concentração, esquecimento, dor de cabeça, transtorno do sono, transtorno do apetite, libido ou prazer sexual alterado, queda de cabelos, suor excessivo, mãos frias, dores musculares.

5 comentários: