domingo, 16 de maio de 2010

Emoções

EMOÇÕES - o ser humano é formado de corpo e mente.
Algumas regras de viver bem
- prazer das pequenas coisas: satisfação nas tarefas do dia-a-dia
- aproveitar cada dia: não disperdice energia com problemas futuros
- aceitar emoções negativas: entender o que está sentindo
- cultivar o amor e a amizade: alimento para a vida emocional saudável
- sonhar a vontade: ter sempre um projeto em vista
- risadas: ficar cara a cara com o otimismo
- auto-estima em alta: diálogo positivo eleva auto-estima
O ser inteligente emocional
- faz amigos com facilidade
- sabe aceitar críticas sem se sentir ofendido
- lida com as frustrações sem ficar ressentido com a vida
- tem facilidade em se adaptar a novos ambientes
- procura não se deixar levar pelo mau humor e pessimismo
- frente a uma situação complicada, sabe usar de criatividade ou procura sempre usar seu raciocínio
- se a idéia do outro for melhor do que a sua, aceita a troca numa boa
- respeita seus sentimentos e não disfarça para si mesmo as próprias emoções. Se está ansioso, com medo ou com raiva, admite e procura lidar o melor possível com isso
- procura ver sempre o lado bom da história
14 mandamentos para uma vida longa e saudável
- dormir bem
- não pular refeições e beber muito líquido
- praticar exercícios físicos
- ter um hobby
- tirar férias
- interessar-se por algum tipo de arte
- ter vida social
- namorar
- aceitar responsabilidades
- ter uma reserva de dinheiro
- não ficar remoendo mágoas e ressentimentos
- cultivar o bom humor
- gostar de si mesmo
Instantes (Jorge Luis Borges)
Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na
verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria
mais entardeceres, subiria mais montanhas,
nadaria mais rios,
iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais
sorvete e menos lentilha, teria mais problemas
reais e menos problemas imaginários.
Eu fui dessas pessoas que viveu sensata e
produtivamente cada minuto de minha vida; claro
que tive momentos de alegria.
Mas, se eu pudesse voltar a viver, trataria de ter
somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de
momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma
sem termômetro, uma bolsa de água quente, um
guarda chuva e um pára-quedas; se voltasse a
viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar
descalço no começo da primavera e continuaria
assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria
mais amanheceres e brincaria com mais crianças.
Se tivesse outra vez uma vida pela frente.

3 comentários: